segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Outdoor Grande Irmão




Muitos ainda consideram o outdoor como uma relíquia da velha mídia. Um outdoor é uma plataforma publicitária cuja eficiência é difícil de medir: no máximo através da contagem manual de passantes ou das estatísticas de tráfego nas estradas. Agora algumas empresas estão testando novas tecnologias para transformar outdoors em uma mídia mensurável, com grande índice de precisão demográfica. Esses novos outdoors digitais são equipados com câmeras com softwares capazes de registrar dados biométricos dos transeuntes: sexo, idade aproximada, etnia e até quanto tempo passaram olhando para o anúncio. Esses dados ficam arquivados em um banco de dados. O objetivo é criar algo que lembra o filme de ficção científica “Minority Report – A Nova Lei”: um outdoor digital que exibirá anúncios diferentes, dependendo de quem estiver olhando. Por exemplo, um adolescente asiático veria um determinado anúncio, e uma mulher de meia-idade branca veria outro.

Uma dessas novas empresas é a Quividi (http://www.quividi.com/), criada há dois anos em Paris e que está espalhando seus outdoors tecnológicos nos Estados Unidos e em outros países. Os painéis da Quividi são telas digitais relativamente pequenas, que exibem anúncios em vídeo. Outra companhia que aposta nessa tecnologia de “contagem biométrica” do público dos outdoors é a norte-americana TruMedia Technologies (http://www.tru-media.com/).

É claro que o uso de câmeras com esses softwares na publicidade levanta polêmica, e alguns grupos de proteção da vida privada já fazem objeção à instalação desses equipamentos em locais públicos. A tecnologia Quividi está sendo usada dentro de lojas na Europa e em alguns restaurantes do McDonnald’s na Ásia, mas nos Estados Unidos alguns painéis foram instalados em locais abertos, como estações de trem. As empresas dizem que não vão registrar fotos reais dos rostos das pessoas, apenas dados biométricos.

Fonte: Revista Meio Digital (julho/agosto de 2008)

 

posted by amePP @ 10:45
0 comments

________________________________________________

 

Agência Modelo Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

 

Estácio de Sá

 

ADtudo

Amante Agência

Blue Bus

Brainstorm #9

Cafofo Subliminar

ComGurus

Fala Palermo

Feito em Sala

iZIP

Perdi Essa Aula

Sim, Viral.

 

Age

BZZ

D/Araújo

Decisão Comunicação

Fórmula Comunicações

NeoVox

OneWG

Prime Brasil

Propague

Quadra

Talens

Unique - Smart Media

Media com

9mm

W/Brasil

 

Acontecendo Aqui

AdOnline

Meio & Mensagem

Ala VIP

ABAP

ACP

Sapesc

CONAR

 

 

Coordenação da AMEpp

 

Prof. Carlos Madureira

 

 

Coordenação do Curso

 

Prof. Diego Moreau

 

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

janeiro 2009

fevereiro 2009

março 2009

março 2010

09/03/2008 a 15/03/2008
02/03/2008 a 08/03/2008
24/02/2008 a 01/03/2008
17/02/2008 a 23/02/2008
10/02/2008 a 16/02/2008
20/01/2008 a 26/01/2008
02/12/2007 a 08/12/2007
25/11/2007 a 01/12/2007
11/11/2007 a 17/11/2007
04/11/2007 a 10/11/2007
28/10/2007 a 03/11/2007
21/10/2007 a 27/10/2007
14/10/2007 a 20/10/2007
07/10/2007 a 13/10/2007
30/09/2007 a 06/10/2007
23/09/2007 a 29/09/2007
16/09/2007 a 22/09/2007
09/09/2007 a 15/09/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
12/08/2007 a 18/08/2007
05/08/2007 a 11/08/2007
29/07/2007 a 04/08/2007
22/07/2007 a 28/07/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
01/07/2007 a 07/07/2007
24/06/2007 a 30/06/2007

Layout por Rachel Martins

 

 

 

 

Melhor visualização